O Sonho e a Realidade

A Origem

Ao longo dos últimos 30 anos, a Família Aranha veio ganhando experiência no manejo do solo e na produção de alimentos – como exemplo o café, as maravilhosas abóboras, queijo e leite e até mesmo feijão – quando então foram atraídos para a viticultura.

Ora, se as parreiras são produtivas nos locais mais diversos do mundo, por qual razão também não seriam geradoras de boas uvas aqui na Mantiqueira fluminense?

A Pesquisa e o Planejamento

Percorreram vinícolas, conheceram produtores e tecnologias, quando identificaram que o Agrônomo Murillo Albuquerque Regina (que possui doutoramento na Université de Bordeaux já vinha se dedicando à produção de uvas geradas no inverno, na região da Mantiqueira mineira (cidade de Caldas – MG), através do uso da técnica de ciclo invertido que contempla a aplicação de duas podas (a primeira em agosto e a segunda em janeiro) – veja artigo assinado pelo Dr. Frederico Novelli, técnico da Vitácea Brasil.

Desta forma, a partir de 2010, a Família Aranha tendo o apoio técnico da Vitácea Brasil (atividade de viticultura com a equipe do Agrônomo Murillo Albuquerque Regina) e da Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (responsável pela atividade de vinicultura com a equipe da Enóloga Isabela Peregrino) desenvolveu um minucioso planejamento para que em 10 anos pudessem atingir a fase final da adolescência desse empreendimento, o que ocorrerá já no próximo ano de 2019.

A Implantação das Parreiras

Foram plantadas novas variedades de parreiras para produção das uvas e consequentemente vinhos finos de alta qualidade (elaborados a partir de variedades européias, espécie Vitis Vinifera), abrangendo uvas tintas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah, e as uvas brancas Sauvignon Blanc, as quais já a partir de 2013 iniciaram seu período produtivo. Mais recentemente foram plantadas as parreiras de Petit Verdot, Nero d´Avola  e Viognier.

Neste período os Vinhos Inconfidência começaram uma elegante trajetória ao serem degustados nas taças de enólogos, enófilos, sommeliers e amantes de bons vinhos. 

O Momento Atual

Atualmente a Vinícola Inconfidência já produz a partir de aproximadamente 8 mil plantas, sendo que outras 12 mil plantas ainda jovens, em processo de desenvolvimento, virão a produzir em futuro próximo.

A Vinificação

No ano de 2018 foi concluída a etapa de construção da Unidade de Vinificação, ficando sua entrada em operação para 2019, que permitirá assim que a Vinícola Inconfidência venha a produzir seus próprios vinhos com uma maior flexibilidade operacional, já que os respectivos equipamentos encontram-se em área contígua ao parreiral, e sob os cuidados técnicos do Enólogo Mario Lucas dos Santos Ieggli e tendo a viticultura sob os cuidados do Agrônomo  Mateus de Oliveira Meira.